Aguarde, carregando...

Esse conteúdo é exclusivo para associados ABOR.
Caso queira visualizar, faça seu login ou associe-se.

LoginAssociar-se
Voltar ao site

Chupar o dedo ou usar chupeta faz mal?

A idade máxima para a remoção das chupetas e afins é em torno de 3 anos.

Cultural e histórico, o uso de chupetas é amplamente propagado no Brasil, tanto que só em 2011 foram vendidas 141 milhões de unidades no país. 

O acessório é o número um da bolsa de diversas mamães, que o utilizam para acalmar os pequenos. O próprio nome em inglês já diz tudo: Pacifier. Ele atende uma das necessidades mais básicas do bebê, que é o instinto da sucção. Mas, se por um lado dá prazer e cessa instantaneamente o choro, de outro, ele poderá ocasionar alguns prejuízos ao desenvolvimento normal da dentição da criança, se não for removido no tempo adequado. As chupetas também podem favorecer as infecções recorrentes de boca e garganta se a criança tiver o hábito de usá-la durante todo o dia, encostando-a em lugares contaminados e levando-a depois à boca. 

De acordo com o ortodontista Ricardo Machado Cruz, presidente da Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial (ABOR), os hábitos bucais chamados deletérios, como chupar chupeta, dedos e lábios, devem ser encarados como problemas sérios em uma clínica ortodôntica, pois podem levar ao aparecimento de maloclusões (dentes desalinhados), alterações na forma do palato (céu da boca), distúrbios de fala e até no padrão da respiração. Entretanto, nem todo hábito é capaz de causar alteração na forma das arcadas dentárias ou na posição individual dos dentes, pondera. 

Assim, ainda segundo o ortodontista, necessita-se avaliar a freqüência, a duração e a intensidade desse hábito deletério, como também o padrão de crescimento facial da criança. Cada paciente deve ser avaliado individualmente e, geralmente, outros profissionais afins, como psicólogos, otorrinos e fonoaudiólogos, devem ser consultados. Existem crianças que trazem o hábito de chupar o dedo desde a vida intra-uterina, tornando a remoção do mesmo bem mais difícil, explica Machado Cruz. 

Outro hábito que pode atrapalhar o desenvolvimento normal das arcadas dentárias e dos músculos da mastigação é a alimentação do bebê utilizando mamadeiras com bicos inadequados. O ideal e recomendável é sempre a amamentação natural, mas quando não é possível, deve-se escolher bicos ortodônticos que simulem a anatomia do seio materno. O especialista revela que os movimentos feitos pela língua, pelos lábios e pelos músculos da bochechas ao se alimentar com uma mamadeira com bico inadequado, são bem diferentes daqueles utilizados para retirar o leite do seio da mãe. Por isso, bebês que usam mamadeiras podem ter dificuldade para sugar o leite materno. Os orifícios nos bicos são bem mais abertos, de modo que eles não precisam fazer nenhum esforço para receber o leite. Já no seio materno, o leite sai em menor quantidade e a criança tem que se esforçar bem mais, trabalhando adequadamente a musculatura. O hábito de uso de chupetas também pode desestimular a criança a mamar no seio materno. Com isso, a produção de leite diminui, a criança fica com fome e não ganha peso, o que leva ao desmame precoce, conta o ortodontista. E a falta de leite da mãe pode deixar as crianças mais vulneráveis à doenças como desnutrição, infecções respiratórias e diarréias. 

No entanto, a chupeta só apresenta alguns benefícios quando é usada para substituir o hábito de chupar o dedo. Entre o hábito de sucção de chupetas e o de sucção de dedos, a sucção de chupetas é menos prejudicial, comenta. Mas nesses casos, deve ser utilizada somente dentro do berço, quando for dormir, e nunca pendurada ao pescoço de forma acessível à criança o tempo todo. 

A ABOR recomenda a remoção destes hábitos por volta dos dois ou três anos de idade. Cessado o hábito deletério nessa fase, os problemas ocorridos até então podem normalmente ser solucionados por si só, sem a intervenção do ortodontista. Além disso, nessa idade, após uma conversa com os pais e o profissional, a criança já pode compreender os danos que a chupeta ou os dedos podem causar, e a remoção do hábito não causaria tantos danos psicológicos. 

Entretanto, se a conversa não fizer efeito, os ortodontistas têm ampla experiência para orientar os pais nessa remoção, dando dicas de métodos eficazes. Caso nenhum deles funcione e não haja uma melhora espontânea, o especialista está apto a instalar dispositivos fixos ou removíveis dentro da boca que podem auxiliar no tratamento.

 

> Voltar Home Blog

RICARDO CRUZ

Graduado em Odontologia pela UnB, Mestre em Ortodontia e Ortopedia Facial pela UFRJ, Doutor em Biologia Animal/Genética pela UnB

Diplomado pelo Board Brasileiro de Ortodontia, Ex-Presidente do Colégio de Diplomados do BBO

Ex-Presidente da ABOR-DF (1999-2001) e Ex-Presidente da ABOR Nacional (2010-2014)

Membro do Comitê Executivo da World Federation of Orthodontists (Representante da América do Sul e América Central)

ver perfil completo

Bolsa viagem Roberto Justus para jovens palestrantes

Competição de arte WOHD Allan R. Thom

Prêmio dissertação de mestrado Athanasios E. Athanasiou

Prêmio Ortodontia Transformando Vidas Lee W. Graber

Seja um Associado

Associar

Nossas Redes Sociais

Endereço

RUA DR. MÚCIO GALVÃO, 480 - CEP 59.022-530 - TIROL - NATAL/ RN (CNPJ:03.819.404/0001-08)

Contato

(84) 99409-5979

contato@abor.org.br