Aguarde, carregando...

Esse conteúdo é exclusivo para associados ABOR.
Caso queira visualizar, faça seu login ou associe-se.

LoginAssociar-se
Voltar ao site

ABOR concede selo de qualidade para cursos de pós-graduação lato sensu

ABOR
Quinta, 09 de Outubro de 2025

A Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial (ABOR) anunciou nesta quarta-feira (30), a concessão do Selo ABOR de Qualidade a cinco cursos de pós-graduação lato sensu em Ortodontia, localizados nos estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo. O Selo ABOR tem como objetivo avaliar e certificar a qualidade do ensino de Pós-Graduação Lato Sensu da Ortodontia. Com isso, visa promover e valorizar a excelência dos cursos e estimular o aperfeiçoamento das instituições de ensino, oferecendo parâmetros de qualidade à comunidade odontológica.

Segundo a presidente da Associação, Carla Derech, a necessidade da certificação é antiga. “Há mais de 10 anos a ABOR vem gestando este projeto. Foi uma imensa conquista poder ter dado concretude e  iniciado o processo”, comemora. Um dos motivos que geraram essa necessidade foi a proliferação de novos cursos de especialização em todo o país, muitos deles sem atender a critérios mínimos de qualidade. A presidente afirma que a pós-graduação stricto sensu, que abrange os cursos de mestrado e doutorado possuem seus meios de qualificação específicos que classificam e dispõe sobre a produção científica e qualidade, mas existe uma carência de soluções equivalentes para as especializações.

Foi para suprir essa demanda, que surgiu o Selo ABOR. Com isso, a ABOR espera contribuir e cuidar para que a Ortodontia de excelência continue sendo destaque, elevando o padrão do ensino da especialidade no país, complementa. O projeto é complexo, foi construído de forma coletiva e exigiu muito empenho dos participantes, como avalia a presidente: “os desafios se apresentaram no dia a dia e com espírito de construir com transparência, ética e responsabilidade um grande número de pessoas comprometidas trabalharam sem medir esforços para que o sonho se tornasse realidade”.

Com a certificação, os estudantes ganham uma referência de qualidade para ajudá-los a escolher de forma consciente quais cursos são mais adequados às suas formações em Ortodontia, sabendo quais são os que prezam pela excelência. A certificação possui validade de seis anos, com possibilidade de recertificação. Os cursos se submetem de forma voluntária e passam por uma avaliação rigorosa realizada por uma comissão indicada pela diretoria executiva da ABOR, composta por representantes da entidade nacional, das associações estaduais, do Board Brasileiro de Ortodontia e Ortopedia Facial (BBO), do Grupo Brasileiro de Professores de Ortodontia e Ortopedia Facial e do Colégio de Diplomados pelo BBO.

Os cursos contemplados com o Selo alcançam o conceito máximo (nota entre 8 e 10 pontos), conforme os critérios definidos pela resolução do Selo ABOR. Esses critérios incluem: Carga horária mínima de 2.000 horas, em até 36 meses; Desempenho dos alunos em avaliação aplicada pela comissão; Relação docente-aluno, com proporção mínima de 1 professor para cada 4 estudantes; Conteúdo programático, em conformidade com as normas do Conselho Federal de Odontologia e as diretrizes da World Federation of Orthodontists; Prática laboratorial e clínica, com número de horas mensais supervisionadas; Número de pacientes atendidos por aluno, abrangendo variedade de casos; Titulação dos docentes, que devem ser especialistas em Ortodontia e ter, no mínimo, título de mestre; Qualificação do coordenador, que deve possuir título de mestre ou doutor, ser especialista em Ortodontia há pelo menos dez anos e, preferencialmente, ser diplomado pelo BBO.

Após a experiência da primeira edição, Carla Derech afirma que a ABOR já está pronta para lançar o segundo processo de certificação. “O SELO de Qualidade para Cursos de Especialização tem condições de cumprir seus objetivos e se tornar mais um projeto perene da ABOR, zelando pela Ortodontia de alto nível com respeito a todos os colegas ortodontistas, nossos professores e aos nossos pacientes”, finaliza.

Nesta primeira edição, foram contemplados os seguintes cursos:

Curso de Especialização em Ortodontia da Faculdade de Odontologia do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Coordenação: Prof Dra Flavia Artese

Curso de Especialização em Ortodontia do Hospital de Anomalias Craniofaciais Centrinho (HRAC-USP)

Coordenação: Prof Dra Daniela Garib

Curso de Especialização em Ortodontia da Associação Brasileira de Odontologia (ABO/RN)

Coordenação: Prof Dra Halissa Simplicio G Prereira

Curso de Especialização em Ortodontia da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – FO UFRGS

Coordenação: Prof Dra Karina Mundstock

Curso de Especialização em Ortodontia da Sociedade Brasileira de Cirurgiões Dentistas (SOBRACID/RS)

Coordenação: Prof Marcelo Frejman

 

Seja um Associado

Associar

Nossas Redes Sociais

Endereço

RUA VISCONDE DE PIRAJÁ, 111, SALA 420 - CEP 22.410-001 - IPANEMA - RIO DE JANEIRO/ RJ (CNPJ: 03.819.404/0001-08)

Contato

(84) 99409-5979

contato@abor.org.br