Aguarde, carregando...

Informativo

Informativo

Março - 2016

  www.abor.org.br  
  INFORMATIVO ABOR
Março 2016
 

             
   

Carta ao CFO

 
     

Neste último mês, a Diretoria Executiva da ABOR enviou uma carta ao CFO solicitando explicações sobre a resolução 161, expedida em 2 de outubro de 2015, reduzindo a carga horária do ensino da Ortodontia de 2000 para 1500 horas. A ABOR participou de maneira expressiva na ANEO realizada em setembro de 2014, solicitando a manutenção da carga horária de ensino em 2000 horas. Naquela época, este item foi votado a favor pela maioria da plenária e desconhecemos porque a opinião da mesma foi desconsiderada pelo CFO. Vejam a carta na íntegra no nosso site. Aguardamos a resposta do CFO para futura divulgação.

   
             

 
         
   

Descontos para membros da ABOR durante o AAO

Para os membros da ABOR que irão participar do Congresso da American Association of Orthodontists, em Orlando, conseguimos descontos especiais com algumas empresas de materiais ortodônticos.

GAC - 40% de desconto para os associados ABOR. Encomendas feitas e pagas no Brasil. Material retirado no stand da empresa no congresso. Pedidos feitos até 19-04-2016. Maiores informações pelo telefone 08007706422 ou pelo WhatsApp (16)99225-7382 com Juliana.

RELIANCE - A Reliance, que estará no stand 929, nos ofereceu descontos exclusivos. Para saber como usufruir deste benefício, acesse a tabela de preços em nosso site dentro da área exclusiva em Arquivos, (clique aqui para acessar), e depois basta enviar um e-mail para Lynn no endereço lwelnowski@relianceorthodontics.com com os itens da sua lista de compras. Colocar no corpo do e-mail o seu nome completo, seguido de ABOR BRASIL, do número do cartão de crédito. Encomendas válidas até o dia 08-04-2016 a serem recolhidas no stand da Reliance durante o Congresso.

HIGH PLUS - AMERICAN ORTHODONTICS Acaba de sair do forno a MELHOR PROMOÇÃO dos últimos 10 anos, digamos que foi preparada para ajustar à realidade da atual situação cambial brasileira. Encomendas feitas e pagas somente no stand do congresso em Orlando. Confiram as promoções aqui.

MILLE VIAGENS - Aéreo São Paulo/ Orlando/ Sao Paulo - U$224,00 + taxa de embarque Rio/ Orlando/ Rio - U$ 290,00 + taxa de embarque Belo Horizonte / Orlando/ Belo Horizonte - U$ 282,00 + taxa de embarque.
Mille Viagens – Rua da Conceiçao 154/609 – Niteroi – RJ Brasil CEP 24290082; Tel: 0055 21 27215385 – Fax: 0055 21 27215385 Skype: milleviagens.turismo. Informações: aaocongressodeortodontia.com

   
         

 
         
   

ABOR INDICA

DR. JOSÉ AUGUSTO MENDES MIGUEL

 

Comparação de dois protocolos de protração maxilar: Tratamento com máscara facial dento-suportada versus ancoragem esquelética.
Autores: Peter Ngan, Benedict Wilmes, Dieter Drescher, Chris Martin, Bryan Weaver and Erdogan Gunel
Progress in Orthodontics (2015) 16:26

A protração utilizando a máscara facial tem sido indicada para o tratamento da má oclusão de classe III com deficiência maxilar. Estudos utilizando aparelhos de expansão rápida da maxila (ERM) utilizando os dentes como ancoragem mostraram efeitos colaterais como a mesialização dos molares, projeção excessiva dos incisivos superiores e um aumento da terço inferior da face. Um novo aparelho Hyrax-híbrido utilizando ancoragem esquelética para a ERM foi criado, com propósito de minimizar os efeitos colaterais da expansão e protração maxilar. Um estudo retrospectivo foi conduzido para comparar as mudanças esqueléticas e dentárias em pacientes tratados com estes dois protocolos. Vinte pacientes classe III (8 masculinos, 12 femininos, idade média 9,8 ± 1,6 anos de idade) os quais foram tratados consecutivamente com ERM dento-suportado e protração maxilar foram comparados com 20 pacientes classe III (8 masculinos, 12 femininos, idade média 9,6 ± 1,2 anos de idade) que foram tratados com ERM com ancoragem esquelética e aparelho de protração. Radiografias cefalométricas laterais foram tiradas no início do tratamento e ao final da protração maxilar. Um grupo controle de pacientes classe III sem tratamento foi incluído no estudo para subtrair as mudanças decorrentes do crescimento e assim obter o verdadeiro efeito dos aparelhos. Uma análise cefalométrica baseada em medidas descritas por Bjork, Pancherz, McNamara, Tweed e Steiner foi utilizada para determinar as mudanças esqueléticas e dentárias. Os dados foram analisados utilizando-se o teste one-way ANOVA. Diferenças significativas foram encontradas entre os dois grupos em 8 das 29 variáveis cefalométricas (p < 0,05). Indivíduos no grupo da máscara facial dento-suportada apresentaram mais projeção dos incisivos superiores (OLp-Is, Is-SNL), aumento na correção da sobressaliência e correção da relação de molar. Pacientes do grupo da máscara facial utilizando ancoragem esquelética exibiram menos deslocamento para baixo do ponto “A”, menos abertura do plano mandibular (SNL-ML e FH-ML) e mais erupção vertical dos incisivos superiores. Pode ser concluído que o aparelho de ERM do tipo Hyrax-híbrido com ancoragem esquelética minimizou o efeito colateral encontrado nos aparelhos dento-suportados para expansão maxilar e protração e pode servir como uma alternativa de tratamento para a correção de pacientes classe III com padrão de crescimento hiperdivergente.

   
         

 
         
   

Atualização de Cadastro no site

Temos recebido inúmeras solicitações de modificação dos cadastros dos nossos membros no site. Para facilitar esta atualização, a mesma pode ser realizada pelo próprio associado. Basta entrar na área restrita, com login e senha (caso nunca tenha acessado sua área restrita entre com seu CPF e e-mail nos campos de Primeiro Acesso), e atualizar os dados no local indicado. Caso não seja bem sucedido ao tentar acessar a área restrita, entre em contato com a sua ABOR estadual. Manter seu cadastro atualizado é importante para receber nossos comunicados e usufruir de nossas parcerias e benefícios.

   
         

 
  PORQUE SE ASSOCIAR A ABOR  
 
Você participa dos cursos e congressos organizados pela ABOR e associações afiliadas
com taxas reduzidas.
 
   


 
  PRESIDENTE: Dra. Flavia Raposo Gebara Artese
VICE-PRESIDENTE: Dr. José Maurício de Barros Vieira
TESOUREIRO: Dr. Flavio Cesar de Carvalho
 
  1º SECRETÁRIO: Dr. Sérgio Roberto Caetano
DIRETOR CIENTÍFICO: Dr. José Augusto M. Miguel
DIRETOR INF./COMUNUCAÇÃO: Dr. Hugo Caracas
 
 
  www.abor.org.br