Aguarde, carregando...

Informativo

Informativo

Jan/Fev - 2016

  www.abor.org.br  
  INFORMATIVO ABOR
Janeiro/Fevereiro 2016
 


 
         
   

RETROSPECTIVA

O ano de 2015 foi pontuado por importantes atividades e conquistas para a ABOR. Fizemos uma grande reestruturação no site da ABOR (www.abor.org.br), agora com uma área restrita para uso dos sócios. Criamos o novo site voltado para a população leiga (www.sorriso.org.br). Nosso perfil no FB virou página e já temos mais de 1200 seguidores. Renovamos nossas parcerias com a Dental Press, responsável pela diagramação e impressão da Gazeta e com a Invisalign que vem criando excelentes oportunidades de ensino e de negócios para os nossos membros. Temos assessoria jurídica através do Dr. Luiz Carlos Barreto. A ABOR foi representada em todas as reuniões da WFO. O X Congresso da ABOR, realizado em Florianópolis foi um sucesso, com mais de 2000 congressistas e uma grade científica ímpar. Finalizamos o ano com o Webinar do Professor Eustáquio Araújo, em parceria com a AAO, com mais de 200 acessos on line. E temos mais novidades para nossos membros em 2016.

   
         

 
         
   

ABOR INDICA

Este primeiro informativo de 2016 inclui uma nova sessão chamada ABOR indica, em que nosso Diretor Científico, Dr. José Augusto Mendes Miguel, selecionará e comentará um artigo científico atual por mês. O artigo original ficará disponível no site da ABOR. Aproveitem a leitura!

 

Efeito do tratamento produzido pelo aparelho Twin-block vs o dispositivo resistente à fadiga Forsus em pacientes Classe II em crescimento
Autores: Veronica Giuntini; Andrea Vangelisti; Caterina Masucci; Efisio Defraia; James A. McNamara Jr; Lorenzo Franchi
Universidade de Florença, Itália e Universidade de Michigan, EUA.
Publicado na Angle Orthod. (2015;85:784–789)

Uma grande quantidade de aparelhos funcionais/ortopédicos estão disponíveis para a correção da Classe II esquelética e desarmonias oclusais, um tipo de má oclusão que afeta aproximadamente um terço da população. Este artigo teve como objetivo comparar as mudanças dento-esqueléticas produzidas pelo aparelho Twin-block (TB) seguido de aparelho fixo com o dispositivo resistente à fadiga Forsus (FRD) combinado ao aparelho fixo em pacientes com má-oclusão Classe I Divisão 1. Para isso foram avaliados vinte e oito pacientes Classe II (19 do sexo feminino e 9 do masculino; com idade média de 12,4 anos) tratados consecutivamente com o TB seguido de aparelho fixo. Estes indivíduos foram então comparados com um grupo de 36 pacientes (16 do sexo feminino e 20 do masculino; com idade média de 12,3 anos) tratados de forma consecutiva com FRD em combinação com aparelho fixo e ainda tendo como grupo controle pacientes de Classe II não tratados (13 do sexo feminino e 14 do masculino; com idade média de 12,2 anos). O tempo médio de observação em todos os grupos foi de 2,3 anos. As mudanças cefalométricas foram comparadas entre os grupos demonstrando que o Forsus restringiu o crescimento maxilar de forma significativa comparado ao TB e ao grupo controle. A amostra de Twin-force mostrou um avanço mandibular significativamente maior e maiores aumentos do cumprimento mandibular quando comparado aos demais grupos. Ainda foi observado que o Forsus causou mais projeção dos incisivos inferiores. Foi possível então concluir que o aparelho TB produziu maiores efeitos esqueléticos em termos de avanço mandibular e estímulo e crescimento enquanto o Forsus causou projeção significativa dos incisivos inferiores. Estes resultados sugerem que o Twin-block parece ser uma escolha mais favorável para pacientes em que a retrusão mandibular seja a maior causa na Classe II com crescimento.

   
         

 
             
   

AAO e WFO International Student Members

 
     

Os estudantes matriculados em cursos de pós-graduação de Ortodontia, a partir deste ano podem se filiar à WFO e à AAO sem custos por um período de um ano. Para aqueles filiados como International Student Members nas duas Associações, a adesão ao Congresso da AAO em Orlando será gratuita, com inscrição até o dia 25 de Março. Para mais informações acessem o seguinte link:
(https://www.aaoinfo.org/membership/international-students).

   
             
 
  PORQUE SE ASSOCIAR A ABOR  
 
Você sabia que o somente membros da ABOR podem candidatar-se ao
exame de excelência clínica do BBO?
(Board Brasileiro de Ortodontia e Ortopedia Facial).
 
   
 
  PRESIDENTE: Dra. Flavia Raposo Gebara Artese
VICE-PRESIDENTE: Dr. José Maurício de Barros Vieira
TESOUREIRO: Dr. Flavio Cesar de Carvalho
 
  1º SECRETÁRIO: Dr. Sérgio Roberto Caetano
DIRETOR CIENTÍFICO: Dr. José Augusto M. Miguel
DIRETOR INF./COMUNUCAÇÃO: Dr. Hugo Caracas
 
 
  www.abor.org.br